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Copa de 2014 é fonte de emprego e oportunidade em 90 setores

As chances deverão estar nas seguintes áreas: construção civil, tecnologia da informação, turismo, comércio varejista, serviços, vestuário, madeira e móveis, e agronegócio.

Publicado 26/10/2012 por Bom dia Brasil em Notícias

Uma fonte de bons empregos e boas oportunidades é a Copa do Mundo de 2014. Segundo os especialistas, pelo menos 90 setores devem ganhar mais mercado. A Copa é garantia antecipada de negócios e muito trabalho. Faltam quase dois anos, mas para milhares de empresas o evento já começou.

A Copa do Mundo no Brasil já mexe com esta pequena empresa - e não é só na torcida antecipada pela Seleção. A linha de bolsas de couro vai ganhar modelos com as cores da bandeira.

“A Copa vai ser um grande negocio para a nossa empresa, para os nossos funcionários, vai alavancar muitas vendas. Eu estou produzindo hoje 700 peças quero chegar a 1.100, 1.200 peças por mês”, afirma Edson Souza Braga, sócio de uma empresa.

A Copa é um evento gigantesco e que envolve grandes agentes: a Fifa, os governos, empreiteiras. Mas também abre muita oportunidade para quem é pequeno. O Sebrae calcula que vai ter trabalho suficiente para um milhão de micro e pequenas empresas - entre as que já existem e as que podem ser criadas agora.

As chances deverão estar nas seguintes áreas: construção civil, tecnologia da informação, turismo, comércio varejista, serviços, vestuário, madeira e móveis, e agronegócio.

E não é trabalho só até 2014. “A Copa do Mundo vai terminar, mas as oportunidades para aquele empresário que se preparar adequadamente ficarão. Se ele melhorar sua capacidade de gestão, os benefícios serão permanentes. Se ele ampliar o seu acesso ao mercado, como passar a vender para uma média empresa, passar a ser fornecedor de uma grande empresa, essas oportunidades também ficarão para ele”, explica Bruno Caetano, superintendente do Sebrae-SP.

Segundo o levantamento, as micro e pequenas empresas vão ter chance de fechar contratos para desenvolvimento de softwares, projeto de sistemas de segurança, locação de veículos ou de caçambas de lixo, pintura e até cultivo de café, açaí, banana.

Produtos típicos, como artesanato e cachaça, vão pegar carona com o turismo. Lanchonetes e salões de beleza devem ganhar mercado. E quem já parou para pensar que hotéis e restaurantes vão precisar de muita produção de gelo? São mais de 900 atividades diferentes.

“Do ponto de vista empresarial, a Copa do Mundo não é um evento que vai acontecer no Brasil em 2014. Ela é um evento que já começou. Os negócios já estão acontecendo e as oportunidades também. Para você acessar estas oportunidades demanda um planejamento. Não vale a pena sair abrindo qualquer negócio, fazendo qualquer atividade para você aproveitar essa oportunidade. Vale a pena planejar, estudar e empreender com qualidade”, ressalta Bruno Caetano.

A Copa deve mexer com a rotina de 300 mil micro e pequenas empresas só em São Paulo, segundo o Sebrae.